top of page

Negociação de dívidas: A necessidade de técnicas específicas para o êxito de cobranças.


O procedimento de cobrança precisa de efetividade, seja ele na esfera extrajudicial ou judicial.


No processo de negociação de dívidas efetivo, é necessário mais do que uma boa comunicação, é preciso ter técnicas específicas.


Atualmente, o Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) reforça a necessidade de um advogado ser um bom negociador, buscando sempre a solução menos litigiosa para o credor. Portanto, mais do que em outros tempos, é necessário que o profissional conte com boas ferramentas de negociação de dívidas e saiba conduzir o processo de cobrança de forma efetiva.

Para quem deseja ter êxito na obtenção do crédito e saber como negociar, algumas técnicas podem fazer toda a diferença!


  • Conhecer o perfil do devedor e o tipo da dívida

Hoje, os call centers já contam com uma série de metodologias (como a régua e ciclo de cobrança) para classificar os devedores e assim aplicar a abordagem mais correta. Conhecer quem é o devedor e entender os motivos da inadimplência é o primeiro passo para fazer uma boa negociação de dívidas.





No contato com o devedor é importante compreender a situação do devedor, como forma de apresentar uma proposta razoável. Por isso, nesse primeiro estágio, investigar ao máximo sobre o perfil do devedor faz toda a diferença.


  • Apresentar soluções durante a negociação de dívidas


Depois de compreender o perfil do devedor, o objetivo é solucionar a questão e não se debruçar sobre os motivos que levaram à dívida e mostrar ao devedor as vantagens de realizar o acordo para pagamento do débito.





  • Formalize os acordo


A formalização do acordo seja na fase extrajudicial ou na petição nos autos do processo fazem parte do roteiro de cobrança e principalmente da segurança para as partes envolvidas.

Quando o problemas da inadimplência aparecer, estar cercado de profissionais especializados em cobrança de dívidas fará toda a diferença.


Tem dúvidas sobre como um escritório de advocacia especializado pode te ajudar com problemas de inadimplência? Entre em contato e saiba mais!




29 visualizações0 comentário
bottom of page